Nessa sexta-feira (17), o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça – SCBH Ribeirão Onça realizou uma vistoria no Parque Serra Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ocorre há muitos anos um lançamento de esgoto irregular. O objetivo foi apurar as responsabilidades e propor ações corretivas para que se resolva o problema.
O Subcomitê do Onça faz parte do Comitê da Grande Bacia do Rio das Velhas e congrega membros da sociedade civil, prefeituras, e órgãos do poder público. A Prefeitura de Contagem se faz representada, através do superintendente de Controle Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Eric Machado, que ocupa o cargo de coordenador geral da entidade.
André Portugal Santana, analista ambiental do IEF, gerente do Parque Serra Verde e conselheiro do Subcomitê do Onça conta que essa é a única entre as mais de 20 nascentes que existem no local que está em situação de risco. “Esse lançamento provém de casas que estão em nível acima da nascente e que não tem ligação com a rede de esgoto da Copasa. Nossa intenção é encontrar uma solução para que isso acabe”, explica.
Um planejamento está sendo montado em conjunto com o Clube Sest Senat, que margeia o parque e tem interesse em resolver o problema, uma vez que o esgoto lançado irregularmente na rede pluvial, passa pela área do clube até cair na nascente dentro do parque. Esse plano deverá definir responsabilidades e as ações a serem tomadas para resolver o problema.